A busca pela juventude eterna é um desejo da humanidade desde a antiguidade. Poder ostentar os músculos, a disposição e vigor de um jovem é o sonho de muitos. Ainda não encontramos a “fonte da juventude”, porém aliar uma alimentação adequada com hábitos de vida saudáveis pode proporcionar o aumento da energia e disposição, manutenção ou ganho de massa muscular, diminuição do percentual de gordura, redução da incidência de doenças e diminuição de outros efeitos negativos relacionados ao envelhecimento.
Veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar a ficar “jovem” por mais tempo:
►Pratique exercícios físicos regularmente. Irá melhorar o funcionamento de seu sistema cardiovascular, sua imunidade, diminuirá seus níveis de estresse e aumentará sua vitalidade. Quando associado a uma alimentação adequada, irá melhorar sua composição corporal, ou seja, diminuir os níveis de gordura e/ou aumentar a quantidade de massa magra corporal.
►Mantenha a ingestão de duas a três porções de laticínios (leite, queijo, coalhada, iogurte) ao dia. Assim você irá manter seus ossos “fortes”, pois com o passar dos anos ocorre uma redução nos níveis desse nutriente devido a progressiva perda de massa óssea.
►Aumente a ingestão de frutas, verduras e legumes. Em geral são alimentos com baixo valor calórico, com isso podem auxiliar quem precisa adequar o peso. Além disso, são importante fonte de vitaminas e minerais que irão propiciar o aumento de massa magra, manutenção da pele saudável e ainda agem como antioxidantes – diminuem a ação dos radicais livres.
►Coma uma porção de oleaginosas diariamente. Essa é uma recomendação para quem já alcançou seu objetivo de peso, pois são altamente calóricas. As oleaginosas (castanha-do-pará, nozes, amêndoas, amêndoa de baru, etc) são ricas em compostos antioxidantes, como os ácidos graxos poli-insaturados
(ômega 3 e ômega 6), vitamina E, zinco e selênio, que exercem também função na melhora da imunidade.
►Beba 2 litros de água por dia. O primeiro passo para aumentar sua massa magra, visto que 70% do músculo é constituído de água. Em um estado de desidratação é comum a sensação de fadiga, então pode ser o que falta para melhorar a sensação de falta de energia.
Outras estratégias nutricionais mais específicas podem ser utilizadas para melhorar sua massa muscular e reduzir seu percentual de gordura. Converse com seu nutricionista e saiba mais!

Allys Vilela de Oliveira
Nutricionista CRN 5215
Contatos: 3624-7945 ou 99299-2736
allysvilela@gmail.com