Pilates: Uma Conexão Profunda Entre Corpo, Mente e Alma

Pilates: Uma Conexão Profunda Entre Corpo, Mente e Alma

O Pilates vai além de ser apenas um método de exercícios físicos, é autoconhecimento, é conectar-se com sua essência e gerar sua energia.

Conectar corpo, mente e alma.

Todo corpo conectado através de exercícios que vão te desafiar a buscar o controle e encontrar seu centro de força.

A essência do Pilates reside em sua capacidade de promover o controle do corpo. Essa habilidade, denominada Contrologia, que é a arte do controle, a base fundamental sobre a qual todo o método foi construído. Não é apenas sobre movimentar-se; é sobre aprender a se mover com consciência e intenção, utilizando o corpo de maneira eficiente e poderosa.

O Poder do Movimento Estruturado

 Os exercícios do Pilates são cuidadosamente construídos, sendo uma combinação de movimentos interligados que desafiam o praticante a dominar a respiração, a centralização e a fluidez. Respeitando uma sequência de aprendizado e prezando a segurança e o bem-estar.

Os aparelhos do Pilates desempenham um papel crucial nesse processo, oferecendo apoios estratégicos e gerando instabilidades controladas. Essas instabilidades, em particular, são projetadas para desenvolver o controle do seu corpo e obter ganhos de mobilidade e força.

A grande vantagem do Pilates está em sua adaptabilidade — ele pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Cada movimento é estruturado para garantir segurança e bem-estar, permitindo que o praticante ganhe força e mobilidade respeitando a individualidade de cada um.

Além disso, o Pilates é uma modalidade versátil que complementa de forma eficiente outras formas de atividade física. Se você já pratica esportes ou treinos convencionais, o Pilates pode aprimorar sua performance.

Evidências Científicas: O Impacto do Pilates na Saúde

Os benefícios do Pilates foram documentados, e um estudo recente conduzido por Bergamin et al. (2022) onde foram avaliadas mulheres de 59 a 66 anos praticantes de pilates, que realizavam sessões de pilates duas vezes por semana durante três meses e foram submetidas a testes para avaliar a força de preensão manual, teste de sentar e levantar, teste de levantar e ir, a força abdominal, além do equilíbrio e a composição corporal. Os resultados foram claros: houve melhora em todos os testes aplicados apesar de não ter mostrado mudanças significativas na composição corporal (como redução do percentual de gordura e aumento de massa magra)

Esses resultados são cruciais para a melhora da saúde e da qualidade de vida, fazendo um diferencial no dia a dia do indivíduo, especialmente em atividades cotidianas que exigem mobilidade, força e equilíbrio.

A capacidade de realizar tarefas simples com independência como levantar-se de uma cadeira ou caminhar com firmeza, são fundamentais para manter a independência à medida que envelhecemos. O Pilates é uma ótima opção para se ter uma vida mais ativa e saudável.

Cuidando da “Casa” do Seu Corpo

Parafraseando o poeta Carlos Drumond de Andrade, quando diz: “Arrume sua casa todos os dias…

Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela…

E para reconhecer nela o seu lugar.”

Eu diria, arrume sua casa, seu corpo, todos os dias… De modo que sua casa, seu corpo, esteja pronto para te servir por toda sua vida, proporcionando uma casa funcional. Que você olhe para esse corpo e se reconheça.

Ao investir em sua saúde física por meio do Pilates, você construirá uma base sólida para o futuro — uma casa que poderá habitar com conforto, segurança e confiança por muitos anos.

Inscreva-se agora para participar de uma aula experimental e venha viver uma experiência incrível em nossa academia!

Referências:

O estudo intitulado “Efeitos de um programa de exercícios de Pilates na força muscular, controle postural e composição corporal: resultados de um estudo piloto em um grupo de mulheres na pós-menopausa,” por Bergamin et al. (2015), pode ser acessado através de bancos de dados científicos, como o PubMed e Crossref.

Aqui está o link para o estudo no PubMedThieme). Você também pode explorar a plataforma do periódico para acessar o artigo completo, se necessário.

Bergamin M, Gobbo S, Bullo V, Zanotto T, Vendramin B, Duregon F, Cugusi L, Camozzi V, Zaccaria M, Neunhaeuserer D, Ermolao A. Effects of a Pilates exercise program on muscle strength, postural control and body composition: results from a pilotstudy in a group of post-menopausal women. Age (Dordr). 2015 Dec;37(6):118. doi: 10.1007/s11357-015-9852-3. Epub 2015 Nov 15. PMID: 26578458; PMCID: PMC5005852.

Autora: GISELLE BRANDÃO

CREF.7/000636-G/GO

Graduada em Educação Física – Faculdade Dom Bosco – Brasília – DF – 1987

Pós-graduada em Atividades Física em Academia – Universidade Católica de Goiás

Pós-graduada em Fisiologia do Exercício e Avaliação Morfo-Funcional – Universidade Gama Filho – RJ

Pós-graduada em Musculação – Universidade Veiga de Almeida – RJ

Certificada no método Authentic Pilates pelo The Pilates Stúdio Brasil – S.P.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Acesse nossas redes sociais: